Escolha uma Página

Curso de Energia Muscular online

ESTARÁ DISPONÍVEL EM BREVE!

Categoria:

Descrição

Curso de Energia Muscular online

O curso de energia muscular tem como objetivo abordar uma série de técnicas para restabelecer as funções musculoesqueléticas, articulares, e também a dor. É uma técnica clássica da Osteopatia, simples e eficiente. Utiliza a fisiologia muscular de maneira inteligente para restablecer o movimento e diminuir a dor.

As técnicas compreendidas no espectro da Energia Muscular são amplamente usadas nos EUA por exemplo por profissionais da área clínica como osteopatas, fisioterapeutas, médicos, professores de educação física, massoterapeutas e quiropraxistas por exemplo.

É importante salientar que as técnicas da Energia Muscular são simples e é fácil aprender online com a didática do WiFi Mentor. Nosso curso de Energia Muscular foi desenvolvido pelo Ph.D. Joe Rosario

Descrição da aplicação da Energia Muscular

No curso de energia muscular o clínico aprende a aplicar técnicas de terapia manual utilizando a contração e muscular do paciente, para relaxar e alongar a a musculatura, e assim reestabelecer novamente um movimento articular saudável.

A origem desse conceito de tratamento, se deu em 1948 por Fred Mitchell na osteopatia como uma maneira de tratamento e diagnóstico. Nela, o terapeuta usa movimentos resistidos, com intensidade e amplitude de movimento controladas, a fim de ter o resultado terapêutico esperado. Esta técnica é classificada como uma técnica ativa, diferentemente da técnica passiva onde o terapeuta conduz todo o movimento realizado pelo paciente. As técnicas do curso de energia muscular, são indicadas em diversas situações onde o paciente possui sua movimentação limitada, hipertonia muscular e dor.

Fisiopatologia

A técnica da energia muscular tem como base o princípio da inibição recíproca. Que nada mais é do que a contração de um músculo agonista causando o relaxamento do músculo antagonista. Normalmente se aplica essa técnica de energia muscular a pacientes que têm problemas de espasmos por exemplo, pois o processo de alongar estes músculos atrofiados ou espásticos, vai trazer mais resistência aos músculos ou articulações afetadas. Desta forma, ocorrerá uma melhora de flexibilidade, ampliando o movimento. O terapeuta aplica uma força contrária ao movimento solicitado ao paciente por mais ou menos 5 segundos e assim repetidamente.

Como as lesões podem ser oriundas de causas diversas, como acidentes, entorses, tensões e assim por diante, é importante que o terapeuta tenha critério ao utilização da técnica terapêutica correta.

A técnica da energia muscular é indicada para os seguintes casos:

  • Diminuição da ADM (amplitude de movimento) relacionadas à espasticidade muscular, rigidez, hipertonicidade ou hipotonicidade;
  • Dores causadas pela restrição da ADM, por alterações posturais, por subluxações quiropráxicas e por excesso de tensão muscular;
  • Lesão interneuronal: ocorre quando os músculos opostos aos lesionado também são afetados. Se não forem corrigidos, a disfunção desses grupos musculares atingidos vai gerar dor, amplitude de movimento diminuída ou sensibilidade na região.

Mecanismo de ação

Toda a teoria do tratamento terapêutico através da energia muscular se baseia no fato de que toda articulação que não é utilizada em sua total amplitude e função de movimento, terá sua capacidade reduzida, logo, resultará em maiores riscos de lesões. Então, utilizando a força do paciente controlada pelo terapeuta, ou seja, utilizando a energia muscular do próprio paciente como agente terapêutico, a técnica visa alcançar e restablecer o potencial máximo de movimento articular e liberdade muscular.

Portanto, a técnica da energia muscular, é considerada uma técnica ativa e direta com envolvimento do paciente a fim de obter o resultado máximo de suas capacidades motoras e articulares.

Mais indicações para a Técnica de Energia Muscular

Encurtamento muscular, lombalgia, desequilíbrio posturais, edema, limitação da amplitude de movimento, algumas disfunções respiratórias, cefaleia cervicogênica, entre muitas outras em que a reposição da articulação funcional tenha sido prejudicada. Essas técnicas de energia muscular, podem ser aplicadas em praticamente todas as articulações do corpo, inclusive ela pode ser usada como medida preventiva de lesões no caso de atletas. Muito utilizada também para tratar pacientes com dor ou amplitude de movimento nas costas, pescoço, ombros, pernas e quadrís. É também usada para pacientes com problemas posturais como escoliose, pernas assimétricas, protrusão de cabeça ou dos ombros. Trata diversos tipos de dores como as dores musculares no geral, ciatalgia, dores por disfunção da ATM, lombalgias, entre muitas outras.

Contra-indicações

Em casos onde o paciente não tenha condições de colaborar as técnicas de energia muscular não devem ser aplicadas. Casos de fraturas, lesão por avulsão, osteoporose grave, feridas abertas ou doença metastática.

Os diferenciais do curso de Energia Muscular no WiFi Mentor:

  • Curso essencialmente prático
  • Métodologia inovadora, proporcionando rápida assimilação da técnica
  • Aplicação imediata da técnica
  • Professor Ph.D. com larga experiência na área
Compartilhe conhecimento e saúde

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Curso de Energia Muscular online”

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *