Descrição
Curso de Manipulação Visceral online
O que é manipulação Visceral:
O nosso corpo é um sistema onde tudo está interligado. Assim como a coluna pode influenciar a saúde de alguns órgãos, estes mesmos órgãos também podem afetar a coluna e demais funções do corpo.
É disso que se trata a manipulação visceral. Ela tem como objetivo reequilibrar o sistema das vísceras que podem gerar vários desconfortos ao paciente. Fascia aderida pode alterar a posição do estômago gerando refluxo por exemplo. Logo a ingestão de medicamento não tratará a causa. O acúmulo de tensão e stress podem afetar de tal maneira a ponto de causar dificuldade para respirar, problemas de intestino, estômago, rins, dor nas costas etc. Tratando tensões e restrições nos órgãos o corpo pode reequilibrar seu funcionamento interno. Desta forma, toda a biomecânica corporal funciona de maneira mais eficiente. Uma vez que os vários sistemas do corpo funcionam mais harmonicamente, dores são aliviadas e mesmo a postura terá uma influência positiva..
Através de imagens de ultra-som e outra técnicas é possível comprovar os resultados da manipulação visceral em pacientes.
Origem da técnica:
A manipulação visceral foi criada por um fisioterapeuta e osteopata francês chamado Jean Pierre Barral, ao perceber que a posição dos órgãos internos alteram a coluna.
Após mais de 30 anos de estudos dissecando o sistema visceral, barral é considerado o pai desta técnica, que considera que a liberdade dos movimentos viscerais, corrobora para saúde global do indivíduo.
Como identificar se existe a necessidade Manipulação Visceral no paciente:
Quando o paciente não apresenta execução plena do movimento, ou faz o movimento mas com compensações, ou ainda uma movimentação em conflito com os outros sistemas ao redor, sabemos que sua funcionalidade está saudável. Porém , não é difícil notar que a grande maioria das pessoas ao serem avaliadas possuem necessidade de tratamento visceral devido a vida estressante e cheia de ansiedade que levamos hoje.
As emoções influenciam a respiração. A respiração influencia a movimentação dos órgãos. Por sua vez, aderências viscerais causam problemas em outras vísceras, nas vértebras relacionadas a elas, e na postura como um todo. Não é incomum dores das mais variadas com causas viscerais. Exemplos clássicos incluem aderências do fígado e dores no ombro direito, estômago e o ombro esquerdo, e dores nas costas relacionadas a diversas aderências viscerais diferentes, como a de intestino. Porém, isso pode ir ainda bem mais longe.
Os problemas das próprias vísceras também podem estar relacionadas com as suas aderências. Exemplos disso são pedras nos rins ou problemas digestivos. Obviamente, uma gama de problemas pode ser a causa, indo da genética, hábitos alimentares, entre muitos outros. Porém um fator de muita importância é a movimentação visceral que precisa estar adequada para o bom funcionamento dos órgãos e vísceras.
Conhecer a técnica visceral é uma importante ferramenta para promoção da saúde não apenas dos órgãos internos do paciente, bem como postural, vascular, nervosa, respiratória, urogenital, músculo-
Os órgãos internos vitais exigem uma certa delicadeza para aplicação da técnica, que em geral respondem melhor quando é suave, pois a manipulação visceral vai atuar em forças orgânicas já em funcionamento.
Cuidados e contraindicações:
A aplicação da manipulação visceral deve ser aplicada com mais cuidado em pacientes que estão utilizando medicamentos anticoagulantes, ou corticosteróides, pacientes diabéticos, com varicoses, e aqueles em tratamento de quimio ou radioterapia. Esses pacientes em geral apresentam maior fragilidade nos tecidos.
Alguns pontos a se observar são pacientes que possuírem algum dispositivo ou corpo estranho como stents, marca passo, DIU entre outros.
Contra indicações:
-Pacientes com agravamento agudo de inflamação, aneurismas e tumores no abdômen, úlceras cruentas, hemorragias, fraturas, e gestantes.
Aline Arnosti Torquato –
Fiz o curso de manipulação visceral presencial e obtive muito sucesso em meus tratamentos de dores crônicas, recomendo muito aos profissionais, em breve farei o online tambem!