Descrição
Curso de Crochetagem Miofascial e Mioaponeurótica online
O curso de Crochetagem Miofascial foi desenvolvido pelo Prof. Dr. Joe Rosario no Canadá. Utiliza ganchos especiais permitindo um acoplamento apropriado nas estruturas anatômicas de variados músculos e tendões. Recurso que age por liberação transversal entre fibras musculares ou por deslizamento da fáscia profunda.
A criação do Dr. Rosario é uma evolução da técnica de Crochetagem Mioaponeurótica criada originalmente na Inglaterra pelo fisioterapeuta sueco Kurt Ekman, colaborador do Dr. James Cyriax. Sua ideia foi alcançar planos profundos e com precisão em seus tratamentos, superando limitações anatômicas que as mãos impõem.
A técnica é baseada nas premissas terapêuticas de Cyriax e faz uso de ganchos, também chamados de “crochets”. Com diferentes tamanhos de ganchos, Ekman encontrou uma maneira precisa de trabalhar profundamente as estruturas musculoesqueléticas. As diferentes curvaturas permitem acessar o espaço entre os tecidos escolhidos para que a liberação miofascial e fazer um trabalho bem profundo. A grande vantagem é liberar estruturas que são inalcançáveis à mão ou a outros equipamentos.
Como funciona a Crochetagem Miofascial
O objetivo mais importante da técnica é o rompimento de pontos de fibrose. Para tanto, faz uso de três fases específicas. Após a palpação das estruturas anatômicas manualmente, segue-se a palpação instrumental e finalmente a fibrólise é iniciada para tratamento da região. A palpação feita com o gancho com o formato mais adequado a estrutura tratada faz a localização precisa das fibras aderidas do tecido conjuntivo e principalmente dos nódulos fibrosos.
Benefícios da Técnica da Crochetagem Miofascial e Mioaponeurótica
No curso de Crochetagem Miofascial estudamos a ação mecânica que nos permite restituir a mobilidade e a qualidade de deslizamento tecidual superficial e profundo. As aderências que são quebradas pela Crochetagem são encontradas em grande número dos problemas ortopédicos, reumatológicos e em sequelas de problemas neurológicos.
Ao liberar a fáscia, as aponeuroses e o tecido conjuntivo no geral, a técnica de Crochetagem Miofascial é indicada para problemas articulares, musculares ou alterações teciduais de origem traumática, inflamatória ou relacionadas a neuropatias periféricas de compressão. Corrige também a má postura e ajuda muito em patologias que limitem progressivamente a função. É muito útil no tratamento e prevenção de lesões esportivas.
A crochetagem funciona muito bem como aliada a tipos de tratamentos em diversas áreas. Exemplos disso não faltam: tendinites, estiramentos, traumas, capsulites adesivas, tensão muscular e pontos gatilhos, fascites plantares, esporões de calcâneo, condromalácias patelares, artroses, síndromes do túnel do carpo, miogeloses, aderências miotendíneas, recuperação estética e funcional de cicatrizes, aderências tardias. Ajuda inclusive em quadros neurológicos como a espasticidade, liberando as aderências que dificultam biomecanicamente o controle motor já deficitário do paciente.
É uma técnica de resultados rápidos e é possível ver grandes avanços logo na primeira sessão.
Apesar de ser uma técnica profunda, a Crochetagem Miofascial tem manobras indolores. As manobras mais agressivas também podem ser moduladas para obter o máximo de eficiência que a tolerância do paciente permite.
Os ganchos de diferentes tamanhos conseguem fazer a fibrólise de tecidos aderidos mesmo em locais de difícil acesso, onde outras técnicas e instrumentos não conseguem chegar. Ao liberar estes planos profundos, a crochetagem diminui as dores e aumenta a amplitude de movimento. Isto ocorre por causa da liberação do movimento entre as fibras do tecido conjuntivo e do aumento da extensibilidade tecidual. Assim, promovemos o alinhamento ordenado das fibras colágenas na fáscia e no tecido conjuntivo. Isto, por sua vez, normaliza o padrão muscular. Com o padrão muscular normalizado o movimento restrito é liberado e volta a ser funcional rapidamente.
Fisiologia da Crochetagem Miofascial e Mioaponeurótica
A perda da mobilidade intertecidual é a fonte de muitas patologias, pois sobrecarregam músculos, tendões e articulações. Estas aderências entre os tecidos que deveriam deslizar perpetuam esquemas lesionais através da alteração dos movimentos baseados nas cadeias miofasciais. Através dos ganchos é possível trabalhar tanto as fáscias, quanto os nódulos musculares e os nódulos tendíneos. Ao liberar estas estruturas você alivia os sintomas dos pacientes e resolve a causa do problema. A técnica de crochetagem já tem comprovação científica recente atestando seus resultados.
A Crochetagem Miofascial também libera o sistema vasculonervoso, provocando assim uma ação neurovegetativa. Assim, a ação não é somente desfazer fibroses no tecido conjuntivo e muscular, mas também um relaxamento geral de modo reflexo. Essa ação neurovegetativa resolvem as proteções musculares e as tensões auto-mantidas. Ela pode também liberar certas neuropatias de compressão periférica.
Os músculos têm função proprioceptiva. Ao liberar o tensionamento muscular é possível reforçar a proteção articular preventiva, evitando futuros traumatismos articulares e aumentando a qualidade da vigilância muscular.
Porque aprender Crochetagem Miofascial e Mioaponeurótica:
A Crochetagem consegue trabalhar fáscias profundas como outras técnicas não conseguem. Quando você sabe que o problema de um paciente é devido a fáscia, mas não consegue resolver, vale a pena usar os ganchos. A técnica de crochetagem também é muito boa para outros problemas que não necessariamente na fáscia, como nódulos musculares.
Os ganchos permitem também evitar a sobrecarga nas mãos do terapeuta por serem mais confortáveis que pressões manuais para tratamento.
Porque fazer o curso de Crochetagem Miofascial e Mioaponeurótica no WiFi Mentor:
- Certificado Internacional: Certificação dada pelo WIFi Mentor USA
- Você aprende a trabalhar: curso 90% prático.
- O que você aprende aqui, só pode ser aprendido aqui: curso exclusivo do WiFi Mentor, criação do prof. Dr. Joe Rosario, embasado em ciência e resultados clínicos
- Você terá resultados: aplicação imediata logo após ao curso com resultados garantidos.
- Você terá aula diretamente com um Ph.D. na área: a aula é inteiramente ministrada por Dr. Joe Rosario, que tem mais de 20 anos de experiência na clínica, prática e ensino dos distúrbios miofasciais, com mestrado, doutorado e pós-doutorado na área.
- Certeza de um ensino de qualidade: didática a distância garantida por um dos melhores professores da área na atualidade. Tanto no Brasil quanto no exterior.
- Certeza de aprendizado: Instrução passo a passo e demonstração das técnicas adequadas para as diversas regiões do corpo.
- Melhora significativa dos seus pacientes: você aprenderá uma técnica de resultados rápidos para aliviar diversos tipos de dor, aumentar a amplitude de movimento e força, melhorar função e equilíbrio, melhora da postura, e resolver diversas patologias com origem na fáscia.
- Aperfeiçoamento: assista quantas vezes quiser e quando preferir durante 1 ano;
- Aproveitamento da Carga Horária: você terá 20h/aulas que pode ser abatido das horas de estágio e contam para as pós-graduações do Instituto Terapia Manual;
- Economia de tempo e dinheiro: o valor é mais acessível que de aulas presenciais. Você não gasta seu tempo com viagens e ainda economiza com transporte, alimentação e hospedagem.
CONTEÚDO:
- Histórico da Crochetagem;
- Fisiologia do Tecido Conjuntivo – Fáscia, Tendões e Aponeuroses;
- Fáscia: ou a teia sem fim;
- Evidências científicas das técnicas de crochetagem;
- Indicações e contra-indicações;
- Características da dor miofascial;
- O diagnostico miofascial;
- As cadeias Miofasciais;
- Nódulos contráteis, Pontos Gatilhos, Pontos Dolorosos e Adesão Miofascial;
- Tipos de Ganchos
- Técnicas utilizadas na Crochetagem Miofascial
- Práticas para as mais diferentes regiões: ATM, cervical, ombros, membros superiores, torácica, lombar, quadril, membros inferiores.
- Encerramento.
Este curso altamente prático já treinou milhares de profissionais de saúde. Os alunos são imediatamente capazes de produzir mudanças estruturais positivas em seus pacientes com dor e disfunção aguda e crônica. Essas técnicas são utilizadas no corpo todo e com certeza aumentarão muito sua eficácia terapêutica.
Orientações – Como funciona:
Após finalizar a compra, você receberá um e-mail de compra aprovada do PagSeguro, após receber esse e-mail faça login em nosso site (usando seus dados de acesso, que você recebeu quando efetuou o cadastro), depois vá em MEUS CURSOS, clique na foto do curso. Você será redirecionado ao menu do curso com a lista de aulas. É só clicar na aula escolhida e assistir ao vídeo. O aluno poderá ver quantas vezes quiser e o horário que preferir as aulas por um período de 1 ANO. Caso opte por pagar em boleto, o PagSeguro demora até 3 dias para liberar o acesso.
Avaliações
Não há avaliações ainda.