Descrição
Curso de Terapia Craniana e Craniossacral
O que você aprende você aprende no curso de Terapia Craniana
No curso de terapia craniana e craniossacral você terá conhecimento de como aplicar a técnicas de manipulações muito sutis que envolvem o sistema craniossacral como um todo. Dele fazem parte as membranas cranianas, as meninges e o líquido encéfalo raquidiano. Através da aplicação da técnica, o corpo é estimulado a autorregulação reequilibrando então o sistema nervoso central, bem como outros sistemas: endócrino, e músculo esqueléticos.
É uma técnica que exige leveza e boa sensibilidade por parte do terapeuta, para compreender as respostas corporais do paciente ao longo do tratamento.
A grande sensação de alívio e bem estar sentida pelo paciente após o atendimento tem feito a busca por essa técnica aumentar cada dia mais.
Quem aplica a Terapia Craniossacral
Ela é aplicada por osteopatas, naturopatas, massoterapeutas e fisioterapeutas e teve origem nos EUA na década de 70 com John Upledger. Ele descobriu o movimento rítmico que acontecia no sistema craniossacral enquanto realizava uma cirurgia. Depois disso trabalhou para estudar mais a fundo e comprovar suas teorias por meio cientifico.
O que é o sistema craniossacral
O sistema craniossacral é composto pelas meninges e pelo líquor (líquido encéfalo raquidiano) . Ela vai desde os ossos do crânio, boca, região da face descendo pela coluna até o sacro localizado na base do quadril.
O sistema craniossacral funciona como um sistema de auto proteção do corpo que visa manter equilíbrio para o funcionamento do cérebro e da medula. Por isso quando algo não está bem, o paciente pode sentir dor de cabeça, dificuldades neurológicas, de locomoção ou sensoriais, distúrbios de sono, stress entre outras.
Como a terapia craniana e craniossacral funcionam?
Essa terapia consiste em toques muito suaves, em locais específicos da cabeça até o quadril com o objetivo fazer fluir o líquor que é um líquido produzido pelo cérebro.
Essa técnica trabalha na integração de ossos que fazem parte do crânio, com a coluna vertebral até a região do sacro. Por isso o nome Cranio Sacral.
Com a liberação do líquor e seu fluxo normalizado, a resposta do corpo é a sensação de alívio da dor. Ou seja, a terapia crânio sacral estimula o corpo através da liberação do líquor, a se auto regular dos problemas causados pelo stress ou sistema nervoso central.
A terapia crânio sacral pode ser eficiente para tratar:
- Problemas motores
- Lesões por trauma no crânio ou medula
- Disfunções do Sistema nervoso central
- Autismo
- Dores crônicas
- DTM/ ATM
- Enxaqueca
- Fibromialgia
- Stress, ansiedade problemas de fundo emocional
- Dificuldades de aprendizado
- Stress pós traumático
A aplicação da técnica leva em média uma hora e a sensação é de um relaxamento tão profundo que muitos pacientes chegam dormir.
Quem pode ser paciente?
- Gestantes
- Bebes
- Idosos
- Adultos
- Crianças
- Basicamente qualquer pessoa em qualquer idade.
Existe contraindicação?
Sim, pacientes com alteração de PIC (pressão intracraniana) seriam contra indicados em receber as técnicas aplicadas diretamente sobre o sistema nervoso mobilizando o líquor. Porém as outras técnicas podem ser aplicadas.
Aline Arnosti Torquato –
Um curso excelente, didático e de muitos resultados positivos em consultorio